informe o texto

Artigos | Marilda Venzel

Hospital, lugar de esperança

02 Jul 2021 - 10:04


Nesta sexta-feira, dia 2 de julho, é comemorado o Dia Nacional do Hospital. Trata-se de uma data simbólica de suma relevância para os tempos atuais que vivemos. O mundo inteiro há mais de um ano voltou sua atenção para este espaço em razão da pandemia e talvez, nunca tenha se falado tanto de hospital nos meios de comunicação, nas rodas de conversa e pelas redes sociais como agora.

Enquanto diretora-geral do Hospital São Mateus, em Cuiabá, estou convencida de que o hospital é um lugar de esperança. Isso porque, centenas de famílias diariamente se unem em um gesto de fé e de amor pela melhora de seus entes queridos.

É também um lugar de alegrias, porque é onde crianças nascem, pessoas cuidam de suas saúde de forma preventiva, e até mesmo, existem as que buscam procedimentos estéticos, como cirurgias plásticas, e isso também causa felicidade.

Infelizmente, sabemos que o hospital também é um lugar de despedida, porque nem sempre é possível se alcançar a cura, mas isso não significa que nós, profissionais da saúde, não tentamos.

Pelo contrário, percebo o quanto há dedicação dos médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais que se desdobram para atender aos pacientes.

Escolher trabalhar em um hospital é realmente uma missão honrosa e desafiadora, principalmente quando enfrentamos de forma coletiva desafios como a pandemia de coronavírus.

Hospital é, portanto, um espaço de encontro, de dedicação e de aprendizagem. E digo isso porque não é possível mensurar o quanto aprendemos diariamente com os pacientes que lutam pelas suas vidas e pela sua saúde, o quanto aprendemos com os familiares que não desistem e se esforçam para vir visitar aqueles que estão em recuperação.

Celebrar o Dia do Hospital é celebrar a ciência, pois esse é o lugar onde a ciência, em múltiplas especialidades, é praticada a todo momento, e é graças a elas que conseguimos administrar a saúde.

No Hospital São Mateus essa rotina é um motor que nos impulsiona a sempre buscar o melhor para nossos pacientes, seja por meio dos profissionais, seja pelas técnicas e novas tecnologias, nas quais investimos porque acreditamos que melhorar é sempre possível e necessário.

Quero aproveitar para parabenizar e agradecer a todos que se dedicam ao cuidado, pois é isso que define um profissional da saúde e é isso que define um hospital. Que possamos continuar cumprindo nosso papel com eficiência e garantindo que cada vez mais pessoas sejam beneficiadas pelos serviços que se prestam em um hospital.

 

Marilda Venzel

Marilda Venzel

*Marilda Venzel é diretora-geral do Hospital São Mateus, em Cuiabá.  
ver artigos
 
Sitevip Internet