informe o texto

Notícias | Beleza & Saúde

Hímen complacente ou elástico: entenda o que é e como resolver

Pele na entrada da vagina pode não romper durante a relação sexual. Em casos assim, é importante fazer uma consulta médica

11 Mar 2020 - 19:07

MT 40 GRAUS

Hímen complacente ou elástico: entenda o que é e como resolver

Foto: ISTOCK


O hímen complacente é mais elástico que o normal e tende a não se romper durante o primeiro contato íntimo, podendo permanecer na vagina mesmo após vários meses de vida sexual ativa e, em casos mais raros, só se rompem durante o parto normal.

O hímen é uma pele localizada logo na entrada do órgão sexual feminino, que possui uma pequena abertura que permite a saída da menstruação e de secreções vaginais. Normalmente, ele se rompe quando é pressionado para dentro, durante a primeira relação sexual ou introdução de objetos na vagina, como o copo menstrual. É comum observar um pequeno sangramento quando ele rompe.

Dúvidas mais comuns sobre o hímen
1. O absorvente interno tira a virgindade por romper o hímen?

Os menores absorventes internos ou o copo menstrual podem ser colocados com muito cuidado no interior da vagina por mulheres que ainda não tiveram relação sexual. No entanto, com a introdução destes objetos, é possível que haja o rompimento do hímen.

2. Como saber se tenho hímen complacente?
A única forma de saber se o hímen é complacente é por meio da tentativa de rompê-lo. Se o hímen ainda puder ser visto após a relação sexual, durante o exame em consulta com um ginecologista, é possível que ele seja complacente.

Mulheres com hímen complacente podem sentir dor durante o ato sexual e precisam ir ao ginecologista para avaliar o desconforto.

3.  Quando o hímen rompe sempre há sangramento?
Como o hímen possui pequenos vasos sanguíneos, quando ele rompe pode gerar um pequeno sangramento — porém, isso pode não acontecer na primeira vez. No caso de hímen complacente, isto nem sempre acontece, porque ele não se rompe ou não se rompe completamente, mas a cada tentativa de rompimento podem ocorrer pequenos vestígios de sangue.

4. O que fazer para romper um hímen complacente?
Apesar da elasticidade do tecido, todo hímen pode ser rompido, mesmo que ele seja complacente. Assim, a recomendação é o rompimento de forma natural, por meio de relações sexuais. No entanto, o hímen complacente pode não se romper mesmo após várias penetrações, sendo aberto somente durante o parto normal.

5. Existe cirurgia para hímen complacente?
Não existe uma cirurgia específica para quem tem hímen complacente, mas existem cirurgias em que ele é cortado ou removido, procedimentos feitos principalmente em mulheres com hímen imperfurado.

Se a mulher estiver apresentando desconforto ou dor durante o contacto íntimo, o melhor é falar com seu ginecologista para uma avaliação e, assim, obter orientações sobre seu caso.
(Com informações do portal Tua Saúde)
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet