informe o texto

Notícias | Política

Medeiros integra lista de políticos disseminadores de fake news

A lista tem o nome de 26 políticos, entre eles ministros do governo, deputados federais e senadores

21 Jul 2021 - 11:46

MT 40 GRAUS

Medeiros integra lista de políticos disseminadores de fake news

O deputado federal José Medeiros, que é citado em lista

Foto: MidiaNews


O deputado federal por Mato Grosso José Medeiros (Podemos) integra uma lista de 26 políticos investigados pela CPI da Covid por disseminar fake news sobre a pandemia nas redes sociais. A lista foi divulgada nesta quarta-feira (21) pelo site Congresso em Foco.

Medeiros está entre os disseminadores de uso de medicamento sem eficácia comprovada para o vírus. O parlamentar também divulgou vídeo editado que retirava a frase “E daí?”, dita pelo presidente Jair Bolsonaro ao reagir quando o Brasil atingiu 5 mil mortes pela Covid.

A lista foi produzida pelo grupo de 41 voluntários que o relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), arregimentou e que atuam na busca de informações na internet, especialmente para checar dados. O objetivo é verificar suas responsabilidades na disseminação de ideias falsas ou distorcidas sobre a pandemia.

Os técnicos da CPI observam que há grande coincidência da maioria dos nomes que também aparecem nas investigações da CPI das Fake News e dos atos antidemocráticos apurados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Entre eles, do próprio Medeiros e dos filhos do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), da deputada Bia Kicis (PSL-DF) e do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ).

Além de apoiadores do atual Governo, a lista dos disseminadores de fake news cita também alguns políticos de oposição, como as deputadas federais Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Erika Kokay (PT-DF). 

A CPI da Covid também investiga a origem de 68 perfis na internet, com milhares de seguidores, que espalharam, por exemplo, notícias amedrontadoras sobre vacinas e outras notícias falsas.

 

Veja a lista completa: 

Carla Zambelli (PSL-SP)
Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)
Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ)
Osmar Terra (MDB-RS)
Coronel Tadeu (PSL-SP)
Aline Sleutjes (PSL-PR)
Caroline de Toni (PSL-SC)
Carlos Jordy (PSL-RJ)
Fábio Faria (ministro das Comunicações)
Luiz Philipe de Orleans e Bragança (PSL-RJ)
Onyx Lorenzoni (ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência)
Bia Kicis (PSL-DF)
Paulo Eduardo Martins (PSC-SP)
Erika Kokay (PT-DF)
Sâmia Bomfim (PSL-SP)
Daniel Silveira (PSL-RJ)
Marcelo Freixo (PSB-RJ)
Marco Feliciano (PSC-SP)
Capitão Derrite (PP-SP) 
Marcio Labre (PSL-RJ) 
Vitor Hugo (PSL-GO)
Gleisi Hoffmann (PT-PR)
Hélio Lopes (PSL-RJ
Alê Silva (PSL-RJ)



Fonte: MidiaNews

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet