informe o texto

Notícias | Beleza & Saúde

Confira três receitas poderosas para combater a insônia

Especialista recomenda alimentos como banana, grão de bico, mel e aveia para promover o relaxamento

21 Jul 2021 - 18:24

MT 40 GRAUS

Confira três receitas poderosas para combater a insônia

Foto: Freepik


A insônia traz diversos prejuízos ao organismo, entre os quais dificuldades para armazenar memórias e redução da imunidade. A privação do sono também vem sendo relacionada à incidência de doenças crônicas e de problemas cardiovasculares.

De acordo com Livia Salomé, especialista em Medicina do Estilo de Vida pela Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, e integrante do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida, a insônia é um distúrbio persistente do sono que pode se manifestar em diferentes períodos da noite.

“Alguns demoram a pegar no sono e permanecem horas na cama até serem vencidos pelo cansaço; outros passam a noite despertando muitas vezes ou perdem o sono muito antes do previsto. Em todas essas situações, o indivíduo tem a sensação de que não descansou o suficiente e no dia seguinte o corpo pede socorro”, afirma a especialista.

Segundo Livia, a alimentação é uma excelente aliada para melhorar a qualidade do sono. Alguns alimentos como os laticínios, a banana, a semente de abóbora, o grão de bico, a soja, o amendoim e a tâmara ajudam a combater a insônia por serem ricos em triptofano, aminoácido que colabora para a liberação de serotonina – um hormônio que auxilia na regulagem da melatonina.

“É a melatonina que equilibra o relógio biológico do organismo. Alimentos com triptofano estimulam a produção dela”, destaca a médica. Além desses alimentos, Livia recomenda a aveia, que é uma fonte natural de melatonina, e o mel, que reduz os níveis de orexina, hormônio responsável por nos deixar alertas.

Outra indicação da médica é evitar o consumo de comidas gordurosas antes de deitar, pois uma digestão lenta atrapalha o relaxamento. “Exercícios físicos também devem ser evitados antes de dormir, já que estimulam a liberação de endorfina, que prejudica o sono”, acrescenta. Ela sugere que os exercícios sejam feitos pelo menos quatro horas antes de ir para a cama.

Para ajudar quem sofre de insônia, Livia indica três receitas com alimentos poderosos:

Vitamina de cereja com leite de arroz
Ingredientes:
200 ml de leite de arroz;
20 gramas de cereja picada sem caroço.

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador ou no mixer e consuma imediatamente. Esta vitamina funciona bem como lanche da tarde.

Banana com canela e aveia
Ingredientes:
1 banana nanica;
2 colheres de sopa de aveia;
Canela a gosto.

Modo de preparo:
Retire a casca da banana e leve ao micro-ondas por dois minutos. Acrescente aveia e salpique a canela.

Suco de maracujá, cenoura e maçã
Ingredientes:
3 colheres de sopa da polpa do maracujá;
1/2 cenoura;
1 maçã;
250 ml água;
mel (se necessário).

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida para não perder os nutrientes.



Fonte: Mertrópoles

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet