informe o texto

Notícias | Política

Max não vê prejuízos em alíquota única: “Aumentará o consumo”

Proposta foi apresentada por Lira a líderes de partidos; se aprovada pode haver redução de arrecadação

07 Out 2021 - 11:58

MT 40 GRAUS

Max não vê prejuízos em alíquota única: “Aumentará o consumo”

O presidente da AL, Max Russi: favorável a redução do imposto

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT


O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB) disse não acreditar em prejuízos a Mato Grosso caso o Congresso Nacional aprove a adoção de uma alíquota única de ICMS (imposto estadual) para combustíveis fósseis (gasolina e diesel) a todos os estados. 

A proposta é uma das defesas do Governo Jair Bolsonaro e foi apresentada na terça-feira (5) pelo presidente da Câmara Federal Arthur Lira (PP-AL). Na proposta, a cota única para o ICMS dos combustíveis seria com base na média dos últimos dois anos – e não 15 dias, como hoje.

Caso seja fixado um índice de ICMS menor aos já praticados nos Estados, a arrecadação da receita para o Estados tende a diminuir.  

Russi, no entanto, disse acreditar em um aumento de arrecadação, pois o preço dos combustíveis ficará mais competitivo.

“Prejudica na arrecadação, mas isso é uma teoria. Porque quando você consegue abaixar os preços, você aumenta o consumo”, afirmou. 

“Por exemplo, há muitos caminhões que acabam abastecendo em Mato Grosso do Sul, Goiás. Esses caminhões, com uma alíquota menor, viriam abastecer aqui”, emendou. 

Segundo Max, o preço poderá se tornar mais competitivo, pois um pacote de redução de  ICMS foi encaminhado pelo governador Mauro Mendes (DEM) à Casa de Leis. 

Atualmente, o ICMS cobrado sobre o diesel é de 17% e sobre a gasolina, 25%. Com a redução, os impostos cairão para 16% sobre o diesel e 23% sobre a gasolina.



Fonte: MidiaNews

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet