informe o texto

Notícias | Política

AL aprova decreto e Governo vai congelar valor do IPVA em 2022

Decreto de calamidade foi aprovado por unanimidade e governador irá sancionar lei ainda nesta terça

11 Jan 2022 - 15:21

MT 40 GRAUS

AL aprova decreto e Governo vai congelar valor do IPVA em 2022

Projetos do Governo foram aprovados por unanimidade pelo Legislativo

Foto: JLSiqueira/ALMT


A  Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (11), o decreto de calamidade pública em razão da pandemia da Covid-19 encaminhado pelo Governo do Estado. A medida vai permitir ao Executivo sancionar o projeto de lei que “congela” o valor do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) em 2022. 

Conforme explicou o presidente da Casa de Leis, deputado Max Russi (PSB), sem a aprovação do decreto, seria impossível para o governador Mauro Mendes (DEM) barrar o aumento do imposto, uma vez que os valores cobrados seguem a tabela Fipe e o preço os carros usados subiu até 50% durante a pandemia. 

“Com a aprovação desse projeto de resolução e a sanção do governador do projeto da Assembleia, teremos a garantia de que, em 2022, teremos o mesmo IPVA de 2021”, disse.

“O Estado de Mato Grosso está com as finanças em ordem, então tem condições nesse momento de fazer isso e deixar esse dinheiro no bolso do cidadão”, completou. 

Russi salientou que a aprovação do decreto se deu exclusivamente para a concessão do benefício do IPVA, uma vez que economicamente falando, não há motivos para o Palácio Paiaguás decretar situação de calamidade. 

“O Governo está com a situação financeira bastante tranquila e não teria motivo para decretar calamidade econômica. Mas o governador não poderia sancionar o projeto do IPVA sem a aprovação desse decreto por se tratar de ano eleitoral, quando ele não pode dar nenhum benefício”, explicou. 

O texto do decreto diz que o Estado está autorizado a adotar medidas necessárias para o enfrentamento da calamidade pública, “garantindo o menor impacto possível sobre o contribuinte”. 

Já o segundo projeto aprovado pelo Parlamento garante que os profissionais da Saúde que atuam na linha de frente de enfrentamento à Covid-19 sigam recebendo benefícios como plantões e horas extras por mais seis meses. 

"Vitória da população"
O governador Mauro Mendes comemorou a aprovação da Assembleia Legislativa e afirmou que irá sancionar, ainda hoje, o projeto que mantém os valores do IPVA como os mesmos cobrados em 2021. 

Para o democrata, o resultado da votação foi uma "vitória da população". 

“Deixo registrado o agradecimento à Assembleia Legislativa por aprovar essa medida que, com toda a certeza, vai aliviar muito o bolso de milhares de mato-grossenses”, afirmou.



Fonte: MidiaNews

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet