14 de agosto de 2022
Destaques Policial

Comunicação digital das forças de segurança de Mato Grosso é referência em evento nacional

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), apresentou, em um workshop nacional sobre ‘Comunicação Crítica’, o novo sistema de radiocomunicação digital das polícias do Estado de Mato Grosso

 

Com 70% implantada, a nova tecnologia empregada no Estado já está sendo considerada referência para outras polícias brasileiras. A rede digital de radiocomunicação é resultado de investimentos feitos pela atual gestão do Governo do Estado no setor da Segurança Pública.

 

Exclusivamente neste projeto, foram investidos mais de R$ 83 milhões.  O workshop foi organizado pela Polícia Rodoviária Federal nesta quinta-feira(19.05), em Foz do Iguaçu, no Paraná, e reuniu profissionais de instituições municipais, estaduais e federais de segurança pública de todo Brasil.

 

A convite dos organizadores, o tenente-coronel BM Rogério Quinteiro Barcellos, coordenador do Ciosp, apresentou a nova tecnologia aos participantes. Ele explicou que, além de mais segura, a radiocomunicação digital crítica garante menor tempo-resposta e mais eficiência no atendimento às demandas da sociedade.

 

Quinteiro citou a rapidez e a segurança do tráfego, de voz e dados, como uma das diferenças entre o sistema anterior, o analógico, e o novo.

 

O digital, observa, permite frequências exclusivas e seguras para a comunicação entre os órgãos públicos de segurança e defesa. E, ainda, dispõe de infraestrutura que possibilita o compartilhamento com outros órgãos, públicos ou privados, para uso em serviços de interesse da segurança coletiva.

 

Sobre o evento, Quinteiro avaliou ser de grande importância para a troca de conhecimentos e otimização do emprego de tecnologias e recursos, sempre com a finalidade de melhorar o atendimento do serviço público. O tenente-coronel Quinteiro fez a exposição em conjunto com o subtenente BM Leandro Alves, gerente técnico do Ciosp-MT.

Fonte: Mídia News

Posts Relacionados

Deixe uma resposta